TECNOLOGIA GOOGLE DOCS

Esta ferramenta pode ser amplamente utilizada por professores para a realização de avaliações, relatórios, formulários etc. Não deixe de assistir o vídeo auto explicativo. Abra o google docs e acompanhe o tutorial.

GIDE - GESTÃO INTEGRADA DA ESCOLA

APRESENTAÇÃO

A missão do INDG na área educacional é oferecer às escolas o método para atingir as suas metas e resolver os problemas (resultados ruins), e, conjuntamente, identificar suas causas, propor ações significativas para combatê-las, assegurando as melhorias contínuas.

As escolas vêm, ao longo do tempo, mostrando sua preocupação com a formação da cidadania e com a responsabilidade social, porém há lacunas na mensuração da sua eficiência nestes objetivos, por não se dispor, até então, de um índice que contemplasse variáveis essenciais à sua missão.

Faltavam as métricas para avaliar a relação das causas e os efeitos da escola, mostrando claramente as lacunas (oportunidades de melhorias) e os avanços dos resultados, indicando as ações mais focadas, sem dispersão de recursos.

Considerando esta necessidade, o INDG propõe o IFC/RS - Índice de Formação de Cidadania e Responsabilidade Social, traduzindo as dimensões críticas da educação e associando a elas variáveis (causas ou meios) que influenciam os resultados esperados (efeitos ou  fins).

A utilização deste índice na gestão evidenciará a responsabilidade dos atores da educação e dará uma resposta mais objetiva às demandas da sociedade, quanto à eficácia dos resultados da escola e a prática de cidadania, além de fomentar a melhoria contínua.

Além das demandas detectadas nos trabalhos desenvolvidos nas escolas parceiras em vários estados do País, o IFC/RS contemplou algumas referências tais como:

1.  - Método do Sistema de Gestão INDG
2.  - IDH - Índice de Desenvolvimento Humano
3.  - IMRS - Índice Mineiro de Responsabilidade Social
4.  - IPRS- Índice Paulista de Responsabilidade Social
5.  - Metas da ONU (Acabar com a fome e a miséria, Educação básica de qualidade para todos, Igualdade entre sexos e valorização da
mulher, Reduzir a mortalidade infantil, Melhorar a saúde das gestantes, Combater a AIDS, a malária e outras doenças, Qualidade de vida e respeito ao meio ambiente, todos trabalhando pelo desenvolvimento)
6.  - Extratos do estudo " 8 Medidas para Educar " do Prof. Roberto Mangabeira Unger, da Universidade de Harvard.

O IFC/RS dá um peso maior aos conhecimentos básicos, entendendo que a escola somente forma cidadãos se cumprir a sua atividade fim, que é o processo de ensino-aprendizagem.


  • DEFINIÇÕES
Cidadania, palavra derivada de cidade, estudada por Aristóteles, é, em síntese, um conjunto de direitos e de deveres, que dão ao indivíduo a possibilidade de participar ativamente da vida e do governo do seu povo.

Segundo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação, é missão da escola preparar o aluno para o exercício consciente da cidadania. Quem  não tem cidadania está marginalizado ou excluído da vida social e da tomada de decisões, ficando numa posição de inferioridade dentro do grupo social.

Ao promover a cidadania, a escola estará automaticamente atuando na  inclusão social do aluno.

O IFC/RS é um somatório de variáveis que mensuram as dimensões críticas relacionadas à formação de cidadania e responsabilidade  social.

Portanto, uma escola cidadã precisa ter práticas exigentes em relação aos deveres e direitos da comunidade escolar, promovendo, medindo e intervindo nas distorções.

A responsabilidade social transcende ao dever da escola de receber a matrícula e cumprir o currículo básico. É preciso ter ações que evidenciem a sua responsabilidade no sentido mais abrangente e a formação de alunos que a pratiquem durante e após sua presença na escola, se formando como agente de transformação da sociedade.  Ao ser reconhecida como uma instituição que influencia positivamente a sociedade, a escola amplia sua credibilidade.

A escola deve trabalhar de forma integrada as questões da sociedade, com base não no assistencialismo, mas focada na solidariedade e  nas atitudes de quem cumpre os seus deveres e faz valer os seus direitos.


                                  ORGANIZAÇÃO DO IFC/RS EM FAIXAS DE PRIORIDADADE

Para aplicação na Rede Estadual do Rio de Janeiro foi realizada uma seleção de variáveis do modelo IFC/RS geral.  Na seleção, foram priorizados os itens considerados básicos e mais impactantes nos resultados, atentando também para as especificidades e maturidade gerencial da rede.

Para isso, foi realizada uma análise de disponibilidade de informações nas escolas e Sistema Conexão Educação, além de identificar a 
relação das variáveis priorizadas com as diretrizes definidas pela Secretaria de Estado de Educação. 

O IFC/RS geral, denominado Faixa Preta, é composto por 50 variáveis distribuídas nas 3 dimensões. 

Para o primeiro ano de aplicação do IFC/RS a Rede Estadual do Rio de Janeiro focará seus esforços na melhoria das variáveis contidas no  IFC/RS Faixa Branca.

         Faixa Branca: variáveis mais impactantes e básicas
         Faixa Marrom: variáveis faixa branca + variáveis de impacto médio
         Faixa Preta: variáveis faixa marrom + variáveis de menor impacto

  • ORIENTAÇÕES
 Para uma utilização adequada do Índice de Formação de Cidadania e Responsabilidade Social - IFC/RS, é necessário observar as orientações
    citadas abaixo:

    * Os dados a serem inseridos no IFC/RS deverão retratar o acumulado de todo o ano vigente. Sendo assim, a escola deverá atentar para que a coleta das informações seja realizada sistematicamente ao longo do ano.

    * Ao encerrar o ano letivo, a escola, de posse de dados referentes a Resultados, Condições ambientais (ambiente da qualidade na escola) e Ensino-aprendizagem (meios que influem fortemente nos resultados), deverá iniciar o processo de inserção de dados que irão compor o seu  IFC/RS.

    * O IFC/RS da escola será fechado em agosto do ano seguinte. Ex.: O IFC/RS de 2006 será fechado em agosto de 2007, levando em consideração que esse tempo mais elástico dará à escola a possibilidade de obter melhores resultados de aprovação em cursos de nível superior. Vale ressaltar que esse prazo é destinado estritamente para a variável "aprovação em cursos de nível superior". Todas as outras variáveis deverão ser finalizadas ao término do ano vigente.

    * A escola que utilizar pela primeira vez o IFC/RS deverá levantar e inserir os dados referentes ao exercício do ano anterior, e definir uma  meta de melhoria para o ano vigente.

    * Ao preencher o IFC/RS, a escola deverá ficar atenta aos comunicados e comentários que se encontram nas telas de cada variável. Os comunicados deverão ser rigorosamente seguidos para que os resultados não sejam comprometidos. Os comunicados são apresentados sempre na parte superior da tela referente a cada variável.

    Os comentários têm o objetivo de orientar a escola na busca e inserção de dados corretos e são apresentados sempre ao lado dos campos onde os valores deverão ser digitados.

    * Ao inserir os dados nos campos adequados, a escola deverá ficar atenta ao resultado que aparecerá automaticamente. Caso o resultado seja maior que 1,00 (um) ou menor que 0 (zero), o software não consolidará o resultado e a escola deverá rever os dados digitados.  O resultado do índice será tanto melhor quanto mais se aproximar de 1 (um).  Ao consolidar o índice, a escola deverá estabelecer a sua meta para o ano seguinte.

    * São contempladas no IFC as modalidades de Ensino Regular, Normal Médio e Educação Profissional na Modalidade Ensino Médio Integrado.
    
    *  Legenda dos Faróis:
            - O Farol verde reflete a situação ideal de uma escola em todas as variáveis que compõem o IFC/RS.
            - O Farol amarelo reflete uma situação intermediária, que ainda pode ser melhorada com a adoção de boas práticas.
            - O Farol vermelho reflete um resultado insuficiente, indicando que a escola precisa descobrir as causas do seu mau resultado e tomar ações corretivas, para que o seu IFC/RS possa ser mais satisfatório.

    Prezado Usuário
    O resultado do seu IFC/RS só será consolidado após inserção de todos os dados referentes a sua escola, exceto os dados das variáveis:
    Desempenho na Prova Brasil, Atendimento à saúde, Vacinação infantil e Exercício do direito de voto por alunos com 16 e 17 anos.