A secretária municipal de Educação, professora Ledir Ferreira Porto, realizou, no Centro Integrado de Educação Pública (Ciep) Licínio Teixeira, em Olaria, onde funciona a sede da Secretaria de Educação do Município, o curso de capacitação de educadores na área de informática, chamados orientadores tecnológicos. Serão cinco encontros em dois turnos voltados para o uso pedagógico das tecnologias de informação e comunicação por professores do 1º ao 9º ano do ensino fundamental, que trabalharão com computadores e recursos digitais nas escolas da rede municipal de ensino.
A ação de capacitação está inserida no âmbito do Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE) que está sendo implantado em Nova Friburgo, mediante o Programa Nacional de Tecnologia Educacional (ProInfo) do governo federal. A subsecretária municipal de Gestão de Infraestrutura, Léa Freitas, explica que o programa visa informatizar todas as escolas públicas brasileiras. No estado do Rio de Janeiro, já existem 17 NTEs providos com laboratórios de informática.
O município investiu no curso de pós-graduação em Informática Educativa da Universidade Gama Filho para as três professoras concursadas que estão realizando a capacitação. Fabiana Marretto, Alessandra Jaccoud e Aline Mattos são as formadoras do NTE municipal junto a cerca de 40 orientadores tecnológicos, que por sua vez atuarão como multiplicadores nas suas respectivas escolas, transferindo conhecimentos para que os professores possam auxiliar os alunos na utilização das ferramentas digitais como recursos de pesquisa.
Segundo a subsecretária de Gestão de Infraestrutura, 50 escolas, sendo 22 na área urbana e 28 na área rural já dispõem de laboratórios de informática. Ela espera que até meados do ano, todas as 133 escolas do município passem a contar esses equipamentos.
Léa Freitas também aguarda a disponibilização do acesso gratuito à internet banda larga para as creches de Nova Friburgo, sendo que as escolas da rede municipal já contam com esse serviço, por intermédio de convênio firmado entre a empresa de telefonia Oi Velox e o governo federal.